sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Desfralde do Otávio

Acho que de todos as fases do Otávio, essa tem sido a mais difícil para mim. 
Inicio de 2016 tentei tirar a fralda dele algumas vezes, mas todas sem sucesso, como estava com o irmão a caminho decidi desistir e tentar de novo final do ano. E assim, em novembro tentei novamente, ele chegou a fazer xixi de 15 em 15 minutos, me irritei muito com isso e decidi adiar. Inicio de dezembro tentei novamente, mas essa vez comecei diferente, levava ele no banheiro e perguntava se ele queria colocar fralda ou cueca, e ele sempre respondia fralda, perguntei porque e ele disse que "é porque a fralda não deixa o xixi ir no chão". Não forcei, levava ele várias vezes por dia no banheiro e sempre fazia a mesma pergunta. No Natal "o Papai Noel" deu um pacote de cuecas para ele, conversamos novamente sobre a cueca e como era melhor fazer no banheiro, mas ele estava muito resistente e com 3 anos e 6 meses, comecei a ficar preocupada com a situação.
Até que na sexta, dia 30/12, perguntei pro Otávio se ele queria usar cueca ou fralda, ele disse cueca, aproveitei e logo coloquei a cueca, ele reclamou um pouco que queria fralda, mas disse que era pra ver se ele não ia fazer xixi no chão. De manhã teve uns dois acidentes, de tarde mais uns dois, aí fomos num aniversário e eu coloquei fralda nele.
No sábado, dia 31/12, nem perguntei, já coloquei cueca direto, teve alguns acidentes, falei pra ele que acidentes acontecem, e que não faz mal.
No domingo, dia 1° de Janeiro, fomos na mãe, passou o dia de cueca sem nenhum acidente, veio embora de carro de cueca, bem tranquilo.
Na segunda, dia 2, passou todo dia de e cueca sem nenhum xixi no chão, claro, eu convidando ele de hora em hora pra ir no banheiro. Depois do almoço ele pediu pra colocar fralda que queria fazer xixi, imaginei que fosse coco e levei ele no banheiro, não adiantou, seguiu pedindo fralda, eu coloquei e ele fez cocô. De tardinha fez cocô na cueca.
Na terça, dia 3, o Otávio pediu pra ir no banheiro fazer xixi, dei um espaço maior pra levar ele no banheiro, ele ficou quase 3 horas sem nenhum acidente. Mas nesse dia ele não fez cocô.
Na quarta, dia 4, segui no mesmo ritmo, levando ele menos no banheiro e ele não pediu, mas segurou mais tempo e fez xixi só no vaso. Nesse dia não fez cocô.
Na quinta, dia 5, o Otávio fez um pouquinho de cocô na cueca, pediu pra tirar e fez um pouquinho de cocô no vaso. Sem acidentes com o xixi.
Na sexta, dia 6, pediu uma vez pra fazer xixi, ofereci pra ele ir no banheiro quando achava muito tempo sem fazer xixi, e ele fez.
No sábado, dia 7, o Otávio fez um borrão na cueca e pediu pra eu colocar ele no vaso, falou só em xixi, quando tirei a cueca que vi que era cocô, mas ele não queria ficar no vaso, então busquei o penico e ele fez cocô no penico, ele ficou super feliz em ver o cocô no penico. Depois pediu de novo pra fazer cocô mas não quis sentar nem no vaso nem no penico, fez no chão dentro do box do banheiro. Ele tá segurando o xixi bem mais tempo.
No domingo fomos passear com ele só de cueca e foi bem tranquilo, fez só xixi, mas tá de parabéns.
Na segunda, dia 9, o Otávio pediu pra fazer cocô, como tava dando de mamar pro Gustavo, coloquei ele no vaso e ele desceu, mandei pro penico e ele não queria, então disse pra ele fazer no chão no box e ele fez. Sei que fiz errado, mas o importante é que ele pediu e fez cocô. Depois vazou um pouquinho de xixi na cueca, mas foi bem pouquinho, nem dá pra chamar de acidente.

A partir daí teve uns 5 acidentes com xixi, mas o cocô virou um problema, não aceitava fazer nem no vaso, nem no penico, só no chão do box, por mais que conversasse e explicasse que lá não era lugar não adiantava, até que na segunda, 23/01, disse pra ele que se ele fizesse cocô no vaso ou no penico eu ia dar um presente pra ele, ele ficou empolgado e ia toda hora no banheiro pra fazer xixi e dizia que era cocô e que queria presente, nesse dia ele não fez cocô, na terça a noite pediu pra fazer xixi, coloquei ele no vaso e ele logo me chamou que tinha feito cocô e se ia ganhar presente, eu disse que sim, na quarta fui comprar mas não tinha os dinossauros que ele queria, na quinta comprei os dinossauros e dei pra ele, ele fez coco no penico, só que de tarde fez de novo no chão, expliquei que ele não podia fazer no chão e se fizesse ia devolver o brinquedo na loja. Hoje sexta, ele foi sozinho no banheiro e fez cocô no vaso. Sei que demorou mas acho que vencemos o desfralde, a noite ainda coloco fralda nele, mas ela tá sempre seca de manhã, como vou passar ele para o outro quarto vou seguir colocando fralda mais um tempo. Agora só falta ele conseguir colocar a roupa depois de ir no banheiro, ele tira a calça e a cueca e depois não consegue colocar, mas isso é um detalhe, ao menos ele já vai sozinho, não preciso ficar oferecendo o tempo todo e nem limpando xixi no chão.
O Gustavo eu vou tentar com ele mais novo e vou insistir um pouco mais, vou fazer um pouco diferente pra ver como vai ser.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Gustavo - 5º Mês

O 5 mês do Gustavo foi bem tranquilo, as cólicas quase acabaram e ele é só sorrisos, dá cada gargalhada mais gostosa. Esse mês ele virou a primeira vez de bruços, aprendeu a colocar o pé na boca (essa é a brincadeira preferida dele), pega os brinquedinhos e leva na boca e adora ficar em pé, não gosta de ficar sentado porque nessa posição não consegue colocar o pé na boca.
Ainda está só mamando, rumo aos 6 meses de amamentação exclusiva.

Sobre a relação com o Otávio: o Gustavo tá cada dia mais encantado com o mano, adora ficar com ele, e o Otávio já brinca bastante com o maninho, inclui ele nas brincadeiras e histórias, por isso deixo o Gustavo no carrinho enquanto o Otávio brinca na sala.


Informações deste mês:
Consulta dia 10/01: peso - 8025 g
                                comprimento - 69 cm
                                perímetro cefálico - 45 cm

5 meses completos em 11 de janeiro.


domingo, 1 de janeiro de 2017

Metas para 2017

Em outros anos já coloquei minhas metas aqui no blog, mas confesso que nunca consegui seguir todas, sempre ficaram faltando muitas e no ano seguinte só tirei essas metas e não pensei no porque não deu certo. Esse ano estipulei algumas metas e vou batalhar para cumpri-las. 
Minhas metas são as seguintes:
1ª Ser uma pessoa organizada;
2ª Manter a casa limpa e organizada;
3ª Fazer e seguir um cardápio semanal;
4ª Seguir o desafio minimalista para conseguir reduzir a quantidade de coisas que tenho em casa;
5ª Fazer um curso de costura;
6ª Costurar uma peça por semana;
7ª Estudar Inglês, praticar a leitura e escrita para não perder a prática;
8ª Voltar a ler - Ler dois livros no ano;
9ª Juntar dinheiro para casa;
10ª Fazer um momento espiritual todas as manhãs.

Para o blog:
- Fazer postagens regulares;
- Relacionar mais o blog com o canal no YouTube.

Para o canal no YouTube:
- Seguir com o canal mesmo depois de voltar a trabalhar;
- Atingir 1000 inscritos.

Vamos ver se em 2017 consigo dar conta destas metas, que são fundamentais para minha vida. Vou falando aqui se vou conseguir atingir estas metas.

Fiz um vídeo lá no canal falando das metas, passa lá pra conferir: https://www.youtube.com/watch?v=FzcFrnPEx0E

Abraços e bom 2017!!!