domingo, 21 de agosto de 2011

Feira de Ciências...

Olá, como estão?
Semaninha corrida!!! Essa semana começou as aulas do 2º semestre letivo do curso de Licanciatura em Pedagogia a  Distância, o qual sou tutora, por isso, muitas leituras foram feitas. E essa semana também teve Feira de Ciências aqui no município, daí envolvida com os preparativos da maquete da minha turma e organização do espaço da escola na feira.
Meus alunos não ganharam nada, mas a escola voltou com um troféu de 2º lugar com a turma do 5º Ano com o trabalho Arte com PET. Mas não é sobre as vitórias e derrotas que quero falar, mas sim de uma indignação pessoal...
Na minha época de estudante estava acostumada a participar das Feiras de Ciências da escola, adorava montar os experimentos, manipular, interagir com aquilo que estava sendo montado, não gostava daqueles trabalhos que era só explicação, eu gostava daquilo que dava para ver algo acontecendo. 
Acredito que tenha sido por causa destas Feiras de Ciências que eu decidi qual faculdade iria fazer, as minhas duas últimas participações em Feiras foram confeccionando experimentos de Física, adorava ver como as coisas aconteciam e como funcionavam, através das experiências isso era visível.
Princípio da Maquina Fotográfica (2º Ano - Ens. Médio/2000)

Forças Magnéticas (3º Ano - Ens. Médio/2001)

Em 2002 entrei para faculdade de Licenciatura em Física e lá participava do projeto Oficinas de Física, através do qual iamos as escolas apresentar experimentos de Física para os alunos, era maravilhoso!!!! Ver o rosto dos alunos encantados vendo os conceitos se materializarem através dos experimentos, isso era muito gratificante.
Em 2007 vim dar aula de Ciências em Canguçu, cheguei no mesmo entusiasmo das Feiras que participei, em 2008 montei com meus alunos dois experimentos de Física, a Máquina Fotográfica e o Banquinho de Pregos, foi um sucesso entre os visitantes da feira, mas não agradou os jurados que escolheram projetos. E isso foi se confirmando a cada ano, hoje a Feira de Ciências não é mais aquela que fez eu me apaixonar pela Física, hoje ela é somente uma mostra de projetos, onde o que importa é fazer um projeto entre a escola e a comunidade, mesmo que isso não tenha muito a ver com as Ciências. Isso é frustrante para quem é apaixonado pelo que faz e pelo o que estudou, ou melhor por aquilo que fez eu me apaixonar pela Física.
Desculpem o desabafo, mas fiquei tão chateada quando percorri os corredores da Feira e não tinha com o que interagir, procurei por experimentos que me prendessem a atenção e só encontrei explicações de cartazes, fotos, banners e maquetes, e onde estava os experimentos da Feira de Ciências??? Não sei...
Fica aqui a minha opinião pessoal.

2 comentários:

  1. Apesar de nem curtir tanto assim a área de ciências, também era super motivada para participar das feiras do Bonfim! E claro, gostava das experiências que podia "mexer"! Que criança não gosta?
    Essas feiras das fotos, que aconteciam no ginásio eram as melhores! Todo mundo junto, maior festa!
    Fiquei me procurando na foto! Hehehe! Tem uma loirinha de camiseta vermelha que... Quem sabe!!! Hehehe!
    Será que foi em algum desses anos aquele susto da "quase explosão do gás"????

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitória, concordo contigo em relação a essas feiras do ginásio, eram muito boas... Acho que essas fotos não são daquele ano do incidente do gás, acho que foi depois que eu já tinha me formado!!!
    Obrigada pela visita.
    Beijos...

    ResponderExcluir