sábado, 27 de agosto de 2011

Sou uma crafter...

Seguidamente quando pego meu tricô e levo junto nas festas da escola ou em algumas visitas na casa de amigos e parentes escuto a mesma frase: “Tricô é coisa de velha” .
Acho muito divertido ver como as manualidades são encaradas por algumas pessoas, até gosto desse estranhamento quando me veem fazendo algum trabalho manual, mas depois de ler esse texto no ZuperZiper tenho uma resposta melhor: Não sou velha porque faço tricô, SOU UMA CRAFTER!!!
Segue o texto do SuperZiper:

"Sim, invadiu. E dizemos mais. Invadiu a web e mudou de nome. Virou…..craft! Mas que raios é  craft? Achamos quase impossível você nunca ter ouvido falar nesta palavra, mas vamos lá.  Crafts é o artesanato moderno, conectado e que  se alimenta de referências da Internet. Fazer crafts  hoje  é um fenômeno mundial e que a cada ano ganha mais força aqui no Brasil.

Crafters são artesãs com um novo perfil. São estudantes,  mães e  executivas de áreas distintas, que têm em comum uma paixão por atividades manuais criativas. Gente que gosta de por a mão na massa e criar seus próprios objetos. Elas estão conectadas na rede para aprender técnicas, se inspirar e compartilhar idéias. Blogar muitas vezes também faz parte da rotina destas artesãs conectadas,  bem como trocar informações com outras crafters que estão em outras cidades e até outros  países.

Muitas crafters não se contentam  em reproduzir uma técnica, elas vão sempre além e acrescentam seu toque criativo, único, original em tudo que fazem. Usam técnicas tradicionais para produzir objetos originais e inusitados.  Bordado em ponto cruz ? Sim, mas com desenhos de filmes cult.  Patchwork? Só se for o moderno.

Algumas crafters aprendem tricô e crochê assistindo vídeo-aulas no Youtube e vão as ruas encapar os postes com malhas coloridas (á  ouviram falar de tricô de guerrilha?). As mais experientes até produzem vídeos caseiros  e ensinam tricô para iniciantes que nunca pegaram numa agulha.

Crafters são ousadas. As mais empreendedoras transformam seu hobby em negócio e se jogam na web para vender seus trabalhos em sites de e-commerce.

Mas ser crafter  vai muito além de blogar e costurar, é acima de tudo um estado de espírito. Se você olha para uma garrafa plástica vazia e a sua mente fica borbulhando de idéias criativas sobre o que fazer com ela você provavelmente tem um DNA de crafter. Se você não pode ver uma camiseta lisa e fica pensando nas possibilidades de customizá-la, o bichinho do craft já te mordeu.   Se você acha mais bacana fazer em casa do que comprar produtos massificados … wéeeeee…… alarme craft  disparando!

Se algumas pessoas tinham uma percepção ruim sobre o artesanato o craft veio pra apagar os estereótipos. Já foi-se o tempo em que pintar camiseta era coisa de hippie e  tricotar apenas para vovós. Quer um exemplo? Máquina de costura voltou a ser objeto de desejo de muita gente jovem. Quem diria, né?

E você, é crafter?  Se ao terminar de ler esta revista você for correndo pesquisar técnicas e nomes que aparecem aqui no Google  as chances são muito grandes.

(Texto original publicado na revista Make, em Março de 2011)"
Publicado no SuperZiper em 20 de abril de 2011.

2 comentários:

  1. Ótima definição Josi!!!

    Bjks e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Josi! Vim agradecer sua visita e conhecer seu blog. Olha, acho que esse tipo de iniciativa que envolve a leitura pode ser feita por qq professor, de qq disciplina ou ano. Tanto como coordenadora qto como diretora, sempre incentivei e criei caixas de livros ou sacolas de livros para uso por profs ou por alunos, em sala ou fora da escola. Como prof. de Ciências, sugiro que tenha publicações de preferência da área, como revistas e livros didáticos, de literatura ou paradidáticos. Podem ser em caixas ou em sacolas mesmo, podem ser usados em uma aula da semana ou na casa deles. Enqto diretora, criei horários em que todos os profs deveriam usar a biblioteca, incentivando leituras principalmente de assuntos de sua área e, no laboratório de Ciências, coloquei vários títulos para que a prof. usasse qdo fosse melhor. São ideias! Bjs e sucesso. Uma semana abençoada pra vc.

    ResponderExcluir