terça-feira, 6 de setembro de 2011

Casa Arrumada...

Desde que comecei a vida blogueira, procuro dicas de organização da casa, ideias para montar meu ateliê, e me inspiro vendo os mais diversos tipos de artesanato que esse mundo virtual tem a oferecer, e dentre esse passeios encontrei um texto que me fez refletir sobre uma angustia que tenho a muito tempo: Como manter a casa sempre arrumada e organizada?
Sou professora e estudante, e por esse motivo tenho muito livro, apostila, papel e isso faz uma bagunça bem grandinha, principalmente quando preparo aula ou estudo para a faculdade, é papel e livro para todo lado. Assim quase enlouqueço pensando no que posso fazer para conseguir manter a casa sempre organizada, pois limpinha eu conservo, mas a organização... fica a desejar (principalmente no escritório). Mas lendo esse texto do Drummond pensei um pouco melhor nas minhas angustias. Leiam e deixem a sua opinião...

"Casa Arrumada

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar."



Bom vou deitar um pouco, hoje não fui a aula pois uma dor de estômago está me matando e amanhã é aniversário da mãe, vou para Morro Redondo passar essa data com ela, não vou participar do desfile de 7 de setembro, e vou estar longe da internet também, então desde hoje desejo um bom feriado e uma bom dia de descanso a tod@s.
Beijos...

Um comentário:

  1. Oi Josi,
    Obrigada por aparecer lá no meu cantinho! Estou retribuindo a visita e já estou te seguindo!Olha, adoro esse texto também e assim como você ficava super paranóica com organização e tudo mais ( ainda continuo um pouco.rsrsrsr), estudei 03 anos para concurso e quando acabava de estudar , também guardava tudo, nem parecia que tinha gente por ali. Depois tive filhos e melhorei um pouco, não dá, né!!Mas ,continuo muito cuidadosa com as coisas por aqui e nada de muita bagunça.rsrsrs.Adorei o seu bloguito e vou voltar.Beijocas

    ResponderExcluir