quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Primeiros contatos com a Fralda de Pano Moderna

Já comentei aqui no blog sobre as fraldas de pano, mas quero fazer um post falando dos meus primeiros contatos com as fraldas de pano.
Em maio, quando estava com 7 meses de gravidez, fiquei conhecendo as fraldas de pano modernas, a partir daí comecei a pesquisar e procurar mais informações, em um posto no face alguém comentou que usava então perguntei onde ela tinha comprado as fraldinhas, ela me passou o contato e fiz minha primeira encomenda das Fraldinhas de Pano Modernas. 
A minha primeira compra foi uma fralda de pano, dois absorvente de microfibra e um rolo de liners:
 

Eu achava que daria pra usar a fralda como capa e ir trocando os absorventes, mas só com uma fralda não dá, ela fica úmida e precisa deixar ela secar (não precisa lavar, é só deixar pegar um ar pra secar), assim tinha que intercalar com descartável.
Comecei a usar só quando o Otávio estava com 3 meses porque o Otávio teve infecção de urina com um mês, daí fiquei com medo de começar a usar antes.

Com uma fralda somente não dá para saber como é a rotina com as fraldas de pano se realmente compensa. Então, em outubro comprei mais duas fraldas de pano, ficando assim com três fraldas e cinco absorventes de microfibra no total.
      
Agora sim, com essas fraldas deu para sentir o ritmo com as fraldas de pano. Quando o Otávio acorda troco a fralda dele e coloca uma de pano, uso a fralda como capa e coloco o absorvente em cima da capa, não coloco dentro do bolso, assim dá pra usar a capa mais de uma vez. Quando comecei a fazer isso nem sempre colocava o liner, daí o bumbum do Otávio começou a ficar vermelho, fui procurar informações e descobri que não pode colocar a microfibra direto em contato com a pele, assim comecei a usar o liner sempre, ou coloco um pedaço de fralda de algodão, aquelas que a gente compra avulsa em lojas de tecido pra que assim a microfibra não fique em contato com a pele dele.

Uso as três fraldas como capa na primeira vez do dia, pois como ele só mama faz o coco bem líquido e as vezes vaza para a capa e não posso usar mais aquela. Faço assim, coloco uma como capa, na troca se a fralda estiver limpa deixo ela aberta pra pegar um ar e coloco outra como capa, quando vou trocar de novo vejo se a fralda está limpa, deixo ela pegar um ar pra secar e pego a terceira fralda deixando as duas primeiras secando, se vazou coco, passo uma água nesta pra tirar o excesso e pego a terceira fralda. Nas últimas trocas uso o absorvente dentro da capa pois não tenho mais absorvente e nem capa de sobra.

Assim, normalmente consigo passar todo o dia, quando ele faz muito xixi ou muito coco preciso colocar uma descartável no fim da tarde, mas desse jeito uso duas, no máximo três descartáveis por dia.

A noite, lavo todas as fraldas e absorventes e coloco a secar. Quando tenho bastante roupinha pra lavar, enxáguo as fraldas só com água e depois coloco junto com as roupas na máquina, com pouquíssimo sabão (mais ou menos um tampa de garrafa PET). Quando não tenho muita roupa lavo as fraldinhas a mão mesmo, centrifugo e penduro dentro da lavanderia. Se o tempo tá bom seca até o outro dia, se tá chovendo não consigo usar as fraldas logo no outro dia pois não secaram bem.

Bem, essa é a experiência do primeiro mês com fralda de pano, como o investimento é alto, fui me virando assim no primeiro mês. Pra ter três fraldas e cinco absorventes se gasta em média 120,00 reais, mas vale a pena pra tentar.

Ainda tenho alguns problemas com vazamentos, usando a fralda como capa, as vezes o absorvente se desloca quando ele se movimenta muito e vaza na perninha, usando o absorvente dentro do bolso praticamente não vaza. Mas mesmo assim ainda acho muito válido usar essas fraldas, a economia compensa!!!

Quem gosta da ideia tem que insistir um pouco, não pode desistir no primeiro vazamento...

2 comentários:

  1. Oi Josi!
    Acabei de ler seu texto todo e acho que vale a pena. Nunca vi estas fraldas por aqui, mas vou começar a me informar. Não sei se tenho coragem ainda, pois as descartáveis são mais praticas, mas usando só para sair as descartáveis acho que valeria a pena tentar.
    Você tentou usar o método tradicional usado antigamente com fralda de pano fininho e calça plástica? Agora com máquina de lavar ficaria mais prático também acho eu,.. não tentei este ainda, se vc tentou me fale o que achou, sabe, acho um absurdo os preços das fraldas boas, é um dinheiro jogado pela lata do lixo. Fico com vontade de tentar, mas tenho receio também das assaduras, coisa que com a fralda Pampers nunca acontece porque já vem com creme na fralda, por isso o preço também não é!!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a idéia da fralda!
    quando eu tiver filho acho que vou fazer isso.
    rsrsrs
    mdf
    www.centralcaixas.com

    ResponderExcluir