sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A arte do desapego

Desde as férias do ano passado que tenho lido sobre organização da casa e do escritório/ateliê, dentre as minhas leituras muito se fala em desapego, daí comecei a me interessar pelo assunto e sempre leio tudo o que vejo a respeito.
Certo dia li algo sobre o minimalismo, viver com o mínimo possível, com aquilo que cabe em uma mala, ou poucas malas, achei super interessante, mas eu definitivamente não conseguiria viver assim, quem sabe eu consiga um mimimalismo diferente, tendo o mínimo para mim me sentir bem. Essa ideia do minimalismo mostra que é possível sim viver com pouquissímos objetos e ser feliz.
Já em dezembro, final de 2011 assistindo ao jornal hoje vi algo sobre o slow fashion, esta tendência é o minimalismo da moda, é comprar poucas peças de roupa que se encaixem com tudo, e ter o mínimo possível no guarda roupas, além disso o slow fashion incentiva a costumização de roupas e acessórios além do uso de roupas feitas artesanalmente no estilo faça você mesma
Desde que eu assisti essa matéria eu pensei em escrever algo, mas estavam me faltando as palavras, porém ela fez com que eu repensasse as minhas compras e decidi que vou comprar uma peça (no máximo) de vestuário ou calçado, por mês. 
Daí ontem fazedo minhas visitinhas me deparo com uma postagem muito legal no Banana Craft que fala do desapego (Para descartar sem piedade), fiquei encantada pois ontem eu estava com o espirito de desapego, estava fazendo uma limpa nas coisas da escola e joguei muita coisa fora, encaminhei para reciclagem e separei para doação, a sensação que dá após fazer isso é muito boa, e pretendo praticar mais do desapego sem piedade durante todo esse mês, provavelmente em fevereiro eu me mude daí vai ser menos coisa para carregar na mudança.
Acumulamos muitos objetos, roupas, calçados, livros, papéis, coisas que pensamos que um dia será útil, mas será que esse dia vai chegar??? Ao invés de ficar juntando tanta coisa temos que pensar que se passarmos adiante podemos deixar alguém feliz e acriremos espaço na nossa vida para o novo, sem se preocupar com aquelas coisas velhas, guardadas que, quem sabe um dia, tenha alguma serventia.

Vamos fazer de 2012 o ano do desapego, vamos tentar nos livrar de tudo que está ocupando lugar em nossas vidas sem necessidade, e dar lugar para novas experiências!!!

Abraços!!! 

Um comentário:

  1. Josi querida, eu to desapegando muita coisa, e amo fazer isso!
    Tem coisas que jogo fora, e muitas que repasso, porque sei que outras pessoas usarão.
    Adorei seu post!
    Obrigada por seu carinho lá no blog, fiquei muito feliz!
    Beijosssssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir