domingo, 15 de setembro de 2013

Reorganizando a vida após a maternidade

Nossa, quanta ausência do blog ultimamente, mas nunca imaginei que ia me atrapalhar tanto com a maternidade. Depois que o Otávio nasceu minha vida mudou completamente e agora estou tentando reorganizá-la.
Logo que ele nasceu ficamos em Pelotas, era para ser por poucos dias e acabamos ficando por quase dois meses, viemos para casa e tive que me acostumar com a rotina: dar de mamar, trocar fralda, lavar roupinhas e cuidar da casa, e é nesse último item que mora o problema.
A casa ficou de lado nos últimos tempos de gestação, não tinha ânimo para limpá-la, não tinha folego e não podia por causa das contrações, depois ficou fechada dois meses, quando voltamos estava tudo muito sujo e de pernas para o ar. Vendo tudo assim bate um desanimo e não dá vontade de se fazer nada, fui tentando traçar metas que não estavam dando muito certo, até que essa semana, enfim, encarei a encrenca.
Fiz um cronograma de limpeza e organização, mas deixo flexível de acordo com as necessidades do Otávio, mas estou me policiando pra cumprir tudo direitinho. Além disso, me inscrevi no FlyLady e pretendo ir seguindo as dicas, são bem interessantes. Acompanho os blogs Vida Organizada e Agenda da Casa de onde tiro dicas e motivação pra encarar essa luta diária, hehehehe.
Bom, o primeiro passo já foi dado, agora é seguir lutando pra conseguir organizar minha casa deixando ela mais funcional e prática, pra poder curtir ao máximo meu gurizinho.

Como falei acima em rotina de limpeza e organização, deixo aqui um texto pra quem ainda não sabe qual a diferença:

"Passos para ter uma casa limpa e organizada
Quando a gente entende a diferença entre arrumar, limpar e organizar, 
percebe melhor a dinâmica de uma casa. As três etapas são importantes. 
O segredo é não deixar acumular.

1. Arrumação
A arrumação deve ser feita todos os dias e envolve uma rotina para que a casa esteja bem agradável . Se a casa não foi arrumada, logo se vê!

Para mim, estes são os itens básicos da arrumação:
  • Cozinha: pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos e visíveis.
  • Sala: almofadas organizadas, tapete, mesa com vaso, nada espalhado pelo chão.
  • Banheiro: toalha, pia seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente, cotonetes, gradados em seus respectivos lugares, cesto limpo, sem lixo.
  • Quarto: cama arrumada, roupas e calçados guardados.
  • Lavanderia: roupas sujas acomodadas em cestos, lixo no lixo, material de limpeza guardado, vassouras e outros acessórios limpos e guardados.
2. Limpeza
Envolve a limpeza de cada objeto exposto ou guardado. Todos os espaços: paredes, piso e teto, parte interna dos armários; roupas de cama, mesa e banho, roupas pessoais, calçados e bolsas. Tudo precisa ser limpo e revisado periodicamente. Cada um possui uma forma específica e utiliza material ou produto específico.
3. Organização
Para organizar é preciso seguir algum critério de categorização observando diversas variáveis como freqüência de uso, tamanho, cor, tipo, utilidade e funcionalidade. Cada coisa precisa ter seu lugar específico, por isso a organização é feita aos poucos, devagar, mas, constantemente.

O resultado ao longo do tempo?
Casa limpa, arrumada, cheirosa, agradável, organizada e linda!
Para mim, casa arrumada não é sinônimo de casa organizada e o contrário também é verdadeiro. Uma casa organizada pode não estar visualmente arrumada para todas as pessoas e nem pronta para ser capa de revista."

Nenhum comentário:

Postar um comentário